Femorale - +25 Years
Sally Kaicher Cards
Peggy Williams Cards

Kris Woods on 13/4/2009
Hi Marcus We enjoyed your article. Great to see you at our Shell Show. we will be collecting in the Dunedin region in July(will be very cold!!) Regard Kris, Roger Woods

Ronald Shead on 9/4/2009
Hi Marcus These information about shell show and collecting shells from different countries are always interesting i like very much reading them besides seeing different collections keep it up. Ronald

Allan Horsfall on 9/4/2009
It was great to see all the photos of the shell show and to read all about your trip. It brings back memories from when I was in New Zealand in 2007. The shell show looked great, we have had several here in Adelaide. Pam Horsfall

Nova Zelândia 2009 por Marcus Coltro

Normalmente nossas viagens não são planejadas com muita antecedência - nosso agente de viagens e amigo Sidney Gigliotti às vezes tem problemas quando eu ligo pedindo uma passagem para Timbuctu para a semana seguinte... Foi o que aconteceu quando eu pedi para reservar uma passagem para a Nova Zelândia no dia 20 de março para o dia 24. Provavelmente foi a viagem marcada com menos tempo que já pedi e isso acabou causando um problema. Normalmente eu tenho vários dias para me organizar, preparar material e agendar os procedimentos da viagem, e para piorar o dia 20 foi uma sexta-feira e a viagem seria na terça-feira, eu somente tive um dia para fazer tudo. Bem, eu não olhei bem a passagem e pela primeira vez eu perdi um vôo! Eu pensei que o vôo sairia às 18:00h e na realidade saia às 16:00h - quando cheguei para despachar as malas já era tarde e tive que pagar 380 dólares para remarcar outro dia. Eu iria chegar na quinta-feira para participar da feira que começaria no dia seguinte. O vôo de São Paulo para Auckland é bem longo, pois tem uma escala em Santiago do Chile, além do que um dia é perdido ao cruzar a linha internacional de data no Pacífico. Assim eu saí na quinta-feira e cheguei em Auckland no Sábado - uma viagem de 26 horas!

Auckland tem 16 horas de diferença de São Paulo, mas normalmente eu consigo me ajustar facilmente - claro que fico exausto no fim dos primeiros dias. Cheguei de madrugada, às 5 da manhã. Peter Poortman do Shell Clube de Auckland havia me passado algumas opções de hotéis próximos ao show. Escolhi um que pudesse caminhar até lá, Pakuranga Motor Lodge Motel (http://www.pakuranga.co.nz/) de propriedade de Francesca Choi, que gentilmente me deixou entrar mais cedo no quarto para que eu pudesse tirar uma soneca antes de ir ao centro de convenções onde a feira se realizaria.

Fui muito bem recebido pelo clube (http://members.tripod.com/~nz_seashells/), e ao me registrar alguns dias antes fui informado que todas as mesas estariam ocupadas, mas ao chegar lá uma mesa me foi cedida por Heather Smith. A feira teve visitação intensa, tanto de colecionadores de vários países como de turistas. Após a feira no sábado o clube ofereceu um leilão, organizado por Martin Walker. De lá fomos a um restaurante onde as exposições premiadas receberiam os respectivos troféus.

Na segunda-feira pela manhã peguei um vôo para Dunedin na Ilha do Sul onde iria coletar com meu amigo Andrew Grebeneff. Dunedin (maori: Otepoti) é a segunda maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia e a principal cidade da região de Otago. É a nona maior cidade em população do país, com 111.565 habitantes (2008), a maior em tamanho a quinta maior área urbana da Nova Zelândia. Por razões históricas e culturais e pela sua localização, Dunedin é considerado um dos quatro centros principais do país, embora Hamilton tenha mais população. A cidade encontra-se nas colinas e vales que rodeiam o Porto de Otago. O porto e as colinas são o que resta de um vulcão extinto. É nesta cidade que se encontra a Universidade de Otago. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dunedin )

Assim que cheguei à casa do Andrew e me instalei, fomos jantar com sua família, sua esposa Kala, filha Karishma e o filho Aden. Kala nasceu em Fiji, de família Indiana - ela preparou nos dias seguintes diversas receitas indianas à base de curry, todas deliciosas!

Na terça pela manhã saímos bem cedo para coletar, embora a maré baixa fosse somente às 3 da tarde. Fomos a Bridge Point onde encontramos várias Patellas nas rochas. De lá seguimos para o sul da praia de Te Hakapureirei e coletamos diversas Pholdadidea dentro de rochas, além de alguns Trochidae e Buccinidae. Quando a maré estava bem baixa fomos a Warrington onde encontramos muitas espécies como Scutus breviculus, Diloma bicanaliculata, Turbo smaragdus, Buccinulum vittatum littorinoides, um exemplar vivo de Haliotis australis e várias outras. No caminho de volta paramos em um mangue onde coletamos Amphibola avellana e alguns Diloma com abertura amarelada.

Na manhã seguinte fomos a uma praia próxima à casa do Andrew - que ele nunca havia ido, Black Head. Nas pedras encontramos muitas Diloma nigerrima, uma população albina de Buccinulum vittatum littorinoides e alguns Haliotis Iris mortos mas em bom estado. Embora Diloma nigerrima seja abundante, é virtualmente impossível encontrar alguma variação de cor - todas são negras. Mas eu encontrei um exemplar albino! Acabei dando ao Andrew pois ele nunca havia visto um exemplar assim. Após minha boa ação eu virei outra pedra e encontrei um exemplar laranja! Procuramos por outros exemplares coloridos, mas não encontramos mais nenhum. Quando a maré baixou fomos a Pulling Head, dentro da baía de Otago. Coletei várias espécies como Atalacmaea fragilis, Diloma aethiops, Trochus viridis, Bittium exile, Turritella roseus, Sigapatella novaezelandica, Xymene convexus, Aulacomya ater maoriana, Modiolarca impacta (dentro de seu ´casulo´construido com bisso) e o Andrew encontrou um exemplar vivo de Argobuccinum tumidum.

Esta viagem foi bem diferente de minhas últimas onde eu mergulhei na maior parte do tempo, em Dunedin a coleta foi só na faixa de maré o que me fez agachar e levantar centenas de vezes. Eu não estava preparado fisicamente - após dois dias coletando eu mal conseguia andar.... pelo menos acho que perdi algum peso!

Na quinta-feira dirigimos a Long Beach, ao norte de Dunedin. Não encontramos muitos bivalves na praia como pensávamos, mas havia muitas Patellas, uma Siphonaria bem grande (Benhamina obliquata) e algumas Maurea punctulata vivas em uma poça de maré! Escalamos algumas pedras e chegamos a Pilot Point onde havia Turbo smaragdus maiores do que eu já havia visto.

Em meu ultimo dia de coleta fomos a Goat Island, onde estive com o Carlos Henckes em 2006. Achamos Lepsiella scobina albomarginata,mais Patellas e Acmaeas. Na areia encontramos Mesodesma subtriangulata, Dosinia anus e Chione stutchburyi. Assim que a maré vazou fomos para o outro lado da praia onde escalamos algumas rochas para chegar às poças de maré onde encontramos Margarella antipoda rosea, um par de Cookia sulcata, Cellana ornata, Lepsithais lacunosus e Buccinulum vittatum littorinoides.

Eu estava mal acostumado pelas águas quentes do Caribe - em Dunedin a água era bem fria, quase como se tivesse cubos de gelo boiando! Ao menos não tive nenhum acidente de mergulho - nem quedas nas pedras. Tivemos que escalar em locais relativamente perigosos e uma queda seria bem desagradável, principalmente pelo fato de que poderia terminar dentro da água!

No dia da minha volta acordei cedo para embalar o material, eu havia limpado as peças maiores, e clorado algumas outras o que diminuiu bem o ´parfum´ exalado normalmente de minhas malas (aliás, gostaria de agradecer à esposa do Andrew por ter tido paciência com a bagunça na casa...). O Andrew me levou ao Aeroporto onde eu pegaria um vôo para Auckland e de lá para o Chile. Desta vez a viagem foi um pouco mais curta, só 22 horas. Bem, saí de Auckland no sábado às 18:30h e cheguei em São Paulo no mesmo dia às 19:00h, só meia hora depois!

Nota: Se pretender viajar pela LAN Chile ou pela Pacific Blue não leve mais que 7 quilos na bagagem de mão. Eles me fizeram remover o excesso e carregar em outra sacola - até me sugeriram transferir para a mala que eu estava despachando, mas eu expliquei que não havia espaço sobrando nem para uma escova de dentes!